Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dois desembargadores despedem-se da 4ª Câmara Criminal do TJRS

    Eleito para presidir o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) no biênio 2012/2013, o desembargador Marcelo Bandeira Pereira, despediu-se, nesta quinta-feira (19/01) da 4ª Câmara Criminal, que tem entre as matérias de sua competência o julgamento de prefeitos de municípios gaúchos. O magistrado tomará posse na Presidência da Corte no dia 1º de fevereiro.

    Além dele, o desembargador Constantino Lisbôa de Azevedo – que está se aposentando – também participou de sua última sessão na Câmara de Prefeitos, presidida pelo des. Aristides Pedroso de Albuquerque Neto. O presidente do colegiado fez referências elogiosas aos colegas, desejando aos dois muitas felicidades nos caminhos escolhidos.

    Des. Marcelo (e) e des. Constantino (d) participaram de última sessão do colegiado nesta quinta-feira (19/01)

    Natural de Porto Alegre, des. Marcelo é juiz de carreira e foi presidente da 7ª Câmara Criminal e também do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) . Atuava na 4ª Câmara Criminal desde 2009. No encerramento da sessão, agradeceu ter participado do colegiado, no qual atuou também como juiz substituto, e afirmou que terá muitas saudades da convivência com os colegas. Disse que, na Presidência do TJRS, estará trabalhando para bem representar a Justiça.

    Já o des. Constantino é oriundo do Ministério Público (MP) e nasceu em Arroio do Meio. Ingressou no MP em 1975. Nomeado juiz do Tribunal de Alçada em 1994, foi promovido a desembargador do TJRS e passou a integrar a 4ª Câmara Criminal no ano de 1998. Ao despedir-se, agradeceu as referências elogiosas feitas pelos colegas.

    No início da sessão, o des. Aristides fez questão de ressaltar o recorde de 368 processos pautados para julgamento. Os trabalhos começaram às 9h e foram encerrados às 18h.

    Competência

    Com as saídas de Marcelo e Constantino, a 4ª Câmara Criminal perde, temporariamente, metade da sua composição, que conta ainda com o des. Gaspar Marques Batista. O grupo é responsável por julgar originariamente as infrações penais atribuídas aos prefeitos municipais gaúchos, e, como colegiado recursal, os crimes de responsabilidade e funcionais praticados por ex-prefeitos, os cometidos contra a incolumidade e a Administração pública, o parcelamento de solo urbano, contra a ordem tributária, abusos de autoridade, contra a economia popular, os crimes ambientais e contra as licitações públicas.

    * com informações do TJRS (foto: Daniel Grudzinski)

    Departamento de Comunicação

    Imprensa/AJURIS

    (51)

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações660
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dois-desembargadores-despedem-se-da-4-camara-criminal-do-tjrs/2995113

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)