Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso: Plenária aprova 12 teses por unanimidade

    A plenária que encerrou o VIII Congresso de Magistrados Estaduais, realizada no dia 20 no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas, teve 12 teses aprovadas por unanimidades. Os trabalhos desenvolvidos por magistrados congressistas abordam a concretização dos direitos humanos, a ampliação do acesso à Justiça e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul.

    Tese 1: Mediação e Cidadania

    Autoras: Genacéia da Silva Alberton, Rosana Garbin e Rosane Michels

    Tese 2: Pensão por morte para maridos e companheiros

    Autora: Maria Isabel Pereira da Costa

    Tese 3: Direito ao Desenvolvimento: criação de um órgão de monitoramento e diagnóstico no Poder Judiciário para identificação de macro lides, visando a uma atuação preventiva às denominadas ações de massa, decorrentes de violações que capturam vultuosos recursos financeiros da sociedade, causando severo abalo ao desenvolvimento econômico.

    Autor: João Ricardo dos Santos Costa

    Tese 4: responsabilidade dos operadores e escolas de Direito no processo de mudanças da cultura litigiosa para a conciliatória, como alternativa para diminuir a crescente demanda judiciária.

    Autor: Vanderlei Deolindo

    Tese 5: Administração Judiciária: seleção e formação de juízes - Proposta de alterações na Resolução nº 75 do Conselho Nacional de Justiça

    Autor: Ricardo Pippi Schmidt

    Tese 6: Priorização das ações coletivas

    Autor: Pio Giovani Dresch

    Tese 7: Ações para a concretização do direito humano de acesso à Justiça

    Autor: Marcelo Malizia Cabral

    Tese 8: Criação de uma comissão de direitos humanos nos tribunais, como auxiliar nas políticas ligadas ao combate à tortura.

    Autor: João Ricardo dos Santos Costa

    Tese 9: Na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, terão assentos como conselheiros os representantes das escolas estaduais e federais, que serão eleitos pelos seus pares.

    Autor: Diógenes Vicente Hassan Ribeiro

    Tese 10: O acréscimo do inciso II ao parágrafo único do artigo 106 da Constituição da República, criando o colégio de presidentes dos tribunais de Justiça, com a seguinte redação: "O colégio de presidentes dos tribunais de Justiça como órgão consultivo dos assuntos de interesse da Justiça dos estados".

    Autor: Diógenes Vicente Hassan Ribeiro

    Tese 11: Alterar o artigo 103-B da Constituição federal quanto à composição e às atribuições do Conselho Nacional de Justiça.

    Autor: Diógenes Vicente Hassan Ribeiro

    Tese 12: Acesso à Justiça: a efetividade da priorização do processo do idoso

    Autora: Rosane Michels

    * A íntegra das teses aprovadas serão publicadas na área restrita do site da AJURIS - www.ajuris.org.br - e na próxima edição da Revista da AJURIS.

    • Publicações660
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-plenaria-aprova-12-teses-por-unanimidade/1419724

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)