Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Zambiasi e Pimenta conhecem projeto de previdência própria da União Gaúcha

    O senador Sérgio Zambiasi e o deputado federal Paulo Pimenta estiveram reunidos com lideranças das diversas entidades que compõem a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública na manhã desta segunda-feira (13/04) na Sede Administrativa da AJURIS. O objetivo do encontro foi apresentar aos políticos o projeto de Previdência Própria proposto pela União Gaúcha.

    O presidente da AJURIS, Carlos Cini Marchionatti, ponderou que o projeto de Regime de Previdência Complementar gaúcho sofreu resistência absoluta dos servidores e que o projeto do Ipergs como gestor único contém inúmeras ilegalidades do ponto de vista jurídico. "Quando elaboramos as leis, devemos fazê-las de forma que beneficie todas as partes envolvidas", disse Marchionatti.

    Maria Isabel Pereira da Costa, diretora do Departamento de Previdência da AJURIS, dirigiu a palavra aos visitantes e falou que a previdência pública é uma questão de ética. "É uma honra tê-los conosco aqui na AJURIS para ouvir os nossos anseios. A sobrevivência digna dos servidores é uma questão de ética: se os seus fundos forem entregues ao lucro, será ferida a dignidade humana", ponderou. Isabel aproveitou para convidar Zambiasi e Pimenta para prestigiar o livro "Ética, Previdência Pública e Privada" - que reúne artigos de especialistas no tema - a ser lançado na próxima Feira do Livro de Porto Alegre.

    O vice-coordenador da União Gaúcha, Paulo Olympio afirmou que o projeto apresentado pelo grupo de entidades pode solucionar o problema da previdência no Brasil. César Chagas, presidente do Sintergs, lembrou que os milhares de servidores das diversas categorias que contemplam o funcionalismo público estadual não podem ficar à mercê de ideias e projetos desenvolvidos por autoridades que não dominam o tema e que, com isso, colocam em risco as garantias dos trabalhadores. Roberto Sanchotene, secretário-geral da União Gaúcha, destacou que nenhum Estado do País instituiu o Regime de Previdência Complementar, o que configura a deficiência da iniciativa. "Isso onera os Estados", aponta ele. Para Sanchotene, é preciso trabalhar com sistema de repartição simples.

    Após ouvir as ponderações dos dirigentes classistas gaúchos, o senador Sérgio Zambiasi disse que, por se tratar de um tema complexo e de grande relevância social, pretende buscar sempre a segurança de informação. "Esse projeto pode ser uma proposta para um novo março regulatório da previdência pública", garantiu. O senador informou que o projeto apresentado pela União Gaúcha será protocolado junto à Câmara Federal e ao Senado para promover o debate entre os parlamentares.

    O deputado Paulo Pimenta afirmou que o momento é extremamente oportuno para que se provoque este debate junto à sociedade. "A tese é homogênica e forte. Trata-se de uma previdência que garante até o teto nacional e de um regime que vai gerar grande poupança para a viabilização de projetos públicos", disse Pimenta. O parlamentar solicitou uma audiência com o Ministro da Previdência, José Barroso Pimentel, que, em breve, deve recebê-lo juntamente com lideranças de entidades gaúchas.

    O coordenador-executivo da União Gaúcha, Celso Malhani, agradeceu pela acolhida e preocupação de Zambiasi e Pimenta. "O Rio Grande do Sul se encaminha para ser o paradigma da previdência pública do Brasil. E a União Gaúcha está sempre à disposição para esclarecer e colaborar neste sentido", informou Malhani.

    • Publicações660
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/zambiasi-e-pimenta-conhecem-projeto-de-previdencia-propria-da-uniao-gaucha/1000260

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)